Lista de Espera FIES 2022: Datas, Vagas e Inscrições

Embora muitas pessoas não saibam, o Programa de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, possui a Lista de Espera FIES 2022. Ou seja, para as pessoas que se inscreveram, porém, não foram selecionadas na primeira chamada, é possível recorrer à fila de espera.

Com a finalidade de participar é muito simples, porém, para não restarem dúvidas sobre todo o processo da fila de espera e seus requisitos, este artigo vai falar tudo o que você precisa para participar da Lista de Espera FIES 2022.

Lista de Espera FIES 2022
Lista de Espera FIES 2022

Lista de Espera FIES 2022

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é extremamente concorrido. Até porque, com ele você que tem o sonho ou mesmo a necessidade de entrar em um curso superior pago, consegue financiar todas as mensalidades do curso.

Dessa forma, o FIES 2022 possibilita que você só pague as parcelas assim que você concluir a faculdade. Com isso, é possível primeiro se estabilizar no mercado de trabalho.

Pensando nisso, com tanta competitividade, muitas vezes se torna complicado ser escolhido na primeira chamada, porém, a diferença entre você e a pessoa que foi selecionada é muito pouca. Nesses casos, existe uma grande possibilidade da Lista de Espera FIES 2022 ter êxito para você.

Atualmente, a Lista de Espera FIES 2022 é feita de forma automática, pelo próprio sistema. Todavia, para não perder a sua chance, fique sempre atento ao Portal oficial do FIES, clicando aqui.

Como funciona a Lista de Espera FIES 2022?

Em suma, o FIES é baseado na nota do ENEM. Consequentemente, quanto maior for sua nota, maiores são suas chances de conseguir o financiamento.

Dessa forma, a partir do momento que você vai para a lista de espera que, atualmente, é de forma automática, é possível ter uma segunda chance para participar no programa.

Até porque, como são muitos candidatos, é comum que algumas pessoas desistam, seja por motivos particulares ou mesmo por ingressar em uma universidade pública.

Quem tem direito ao FIES 2022?

Hoje em dia, mesmo com o Novo FIES 2022, os critérios para participar do Fundo de Financiamento Estudantil mudou, porém, continua acessível para todos os públicos.

  • Veja abaixo quem tem direito de participar do FIES 2022:
  • Ter feito qualquer edição do ENEM desde 2010;
  • Média de 450 pontos no exame do ENEM
  • 400 pontos na redação do ENEM;
  • Estar na renda estabelecida entre as 2 modalidades do FIES;
  • Pessoas que concluíram o curso superior, porém, não possuem dívidas de financiamento.

Inscrição Lista de Espera FIES 2022

Como citado anteriormente, atualmente a Lista de Espera FIES 2022 possui um sistema automático de convocação.

Ou seja, se você está na nota de corte e possui as maiores notas do Enem para a disputa daquele curso, e faculdade, consequentemente pelo próprio sistema você estará na primeira chamada.

Porém, caso você chegou perto da primeira chamada, mas ainda ficou atrás de algumas pessoas, você automaticamente será redirecionado para a fila de espera.

Entretanto, embora o sistema faça isso automaticamente, é de suma importância ficar atento ao Portal oficial do FIES, clicando aqui. Até porque, vai ser neste portal que você terá acesso a qualquer atualização sobre a sua situação cadastral e claro, se foi escolhido para participar do Programa de Financiamento Estudantil.

Deixar uma resposta