P-FIES 2022: Como Funciona? Inscrições e Simulação

Você conhece o P-FIES 2022? O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, mudou. Atualmente, o Novo FIES está dividido em duas modalidades distintas:

  • Modalidade FIES;
  • Modalidade P-FIES.

Com a finalidade de entender um pouco dessa mudança, algo que é de suma importância para quem deseja se inscrever no programa, neste artigo vamos falar exclusivamente da modalidade P FIES 2022. Vamos lá!

O que é P FIES 2022?

Em resumo, embora o Fundo de Financiamento Estudantil tenha sido atualizado, o seu foco não mudou. Ou seja, às duas categorias citadas anteriormente, tanto o FIES 2022, como o P-FIES continuam iguais.

Entretanto, o que mudou foi a divisão socioeconômica entre as modalidades. Dessa forma, as pessoas que vivem em uma família cuja renda é inferior a 3 salários mínimos, podem se enquadrar no FIES e obter juros zero.

Todavia, o P-FIES, por mais que mantenha o foco, é destinado para as pessoas que vivem com renda familiar de 3 até 5 salários mínimos nacionais. No entanto, infelizmente, quem participa do P-FIES 2022 precisa pagar juros.

P FIES Como Funciona?

Como foi citado anteriormente, o P-FIES não tem distinção da modalidade FIES, a única coisa que vai mudar é a condição financeira dos participantes.

Entretanto, quando falamos dos juros na modalidade P-FIES, isso pode mudar de acordo com a instituição financeira. Até porque, as condições do financiamento estudantil neste modelo são definidas de acordo com:

  • Agente Financeiro (banco);
  • Instituição de Ensino Superior.

Requisitos P-FIES

Agora que você já conhece o P-FIES, nova modalidade do Programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal, está na hora de entender se você realmente se enquadra dentro dessa modalidade.

Embora o programa seja um pouco burocrático para ser colocado em prática, para quem deseja participar, os requisitos são mínimos.

Requisitos para participar do P FIES 2022:

  • Renda mensal bruta de 3 a 5 salários mínimos;
  • Participar de alguma das edições do Enem a partir de 2010;
  • Atingir 450 pontos na média do ENEM e no mínimo 400 pontos na redação.

Se você se enquadra nesses 3 requisitos do P FIES 2022, você já pode fazer a sua inscrição neste fundo assim que as inscrições estiverem liberadas.

Inscrição P FIES 2022

Assim como a inscrição antiga, independente da modalidade que você faz parte, o processo de inscrição é o mesmo.

Passo a passo para se inscrever no P FIES 2022:

  • Passo 1: Acesse o site FIES, clicando aqui;
  • Passo 2: Neste momento, clique em “Inscrição”. Você será redirecionado para a Página do Participante onde precisa fazer o seu cadastro e posteriormente o login no portal;
  • Passo 3: Agora, após acessar o portal do FIES, preencha a ficha de inscrição com todos os dados solicitados. Tenha atenção;
  • Passo 4: Por fim, basta “Concluir” a sua ficha de inscrição.

P-FIES Resultado

Por fim, para quem deseja visualizar o seu resultado P-FIES, basta acessar o Portal Oficial do FIES, através do link: http://portalfies.mec.gov.br/.

Ao acessar o site, é possível visualizar na página principal opções, como:

Desse modo, para verificar se você conseguiu ser aprovado no programa de primeira ou precisará entrar na fila de espera, basta clicar em “Ver Meu Resultado” e posteriormente acessar sua conta do Gov.Br.

Deixar uma resposta