Renegociação FIES 2022

Solicitar a Renegociação FIES 2022 não é um processo complexo, porém, exige muita atenção para quem deseja solicitar. Até porque, o Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, é um financiamento feito em contrato e consequentemente deve ser levado a sério.

Sendo assim, para você não ficar em débito com o Governo Federal e a Instituição Financeira parceira, neste artigo vamos falar tudo sobre a Renegociação FIES 2022. Vamos lá!

Renegociação FIES 2022: Como fazer
Renegociação FIES 2022: Como fazer

Renegociação FIES 2022

O FIES 2022 ajuda milhares de jovens e adultos todos os anos, porém, imprevistos acontecem e, por mais que o programa facilite e muito a vida das pessoas, nem sempre vamos conseguir cumprir o contrato vigente.

Neste caso, para você não ficar em débito, existe a Renegociação FIES 2022 que atualmente, possui a gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) junto ao Comitê Gestor do Financiamento Estudantil (GG-Fies).

Segundo o próprio FNDE, a Renegociação FIES só é permitida para os inadimplentes. Em outras palavras, alunos ou ex-alunos que estão com mais de 90 dias de atraso em suas parcelas.

Leia mais:

Porém, não se preocupe, você não está sozinho nesse, existem milhares de outras pessoas na mesma situação que você. Mas lembre-se, não é porque existem outras pessoas que você não deve resolver este problema. Até porque, embora não pareça, é algo sério se for deixado de lado.

Regras Renegociação FIES 2022

Segundo o site Gov.br, só é permitido a Renegociação FIES 2022 para débitos em contrato que foram concedidos até o segundo semestre de 2017, porém, venceram e não foram pagos até 10 de julho de 2022.

Se enquadrando neste cenário, é possível fazer a renegociação e parcelar a dívida em até 175 vezes. Além disso, dependendo da forma de pagamento, você pode ter descontos que variam de 25% até 100% nos encargos cobrados.

Para ter mais informações sobre todo este processo, acesse o site do Governo do Brasil, clicando aqui.

Como solicitar a Renegociação FIES 2022?

Em primeiro lugar, para quem deseja solicitar a Renegociação FIES 2022 é preciso esperar o período de abertura da renegociação. Atualmente, este período é aberto entre os meses de abril e julho.

Posteriormente, é de suma importância que você entre no Sistema Informativo do FIES para solicitar o valor da nova prestação.

Por fim, basta ir até o banco que concedeu o financiamento FIES para formalizar a sua solicitação da Renegociação FIES 2022. Mas lembre-se, assim como na hora de ingressar no FIES, para quem deseja efetuar a renegociação, também é necessário a presença de um fiador.

Documentos para solicitar a Renegociação FIES 2022:

  • Regularidade para Alongamento de Amortização (DRA) e a Declaração de inexistência ou desistência de ação judicial contestando as condições do financiamento (emitido através do SisFIES);
  • RG e CPF (cópia);
  • Comprovante de Residência de quem solicitou e do fiador (cópia);
  • Comprovante de Renda do Fiador. Segundo as regras atuais, o mesmo deve constar com o valor igual ou superior a 2 vezes mais o valor da nova quantia do financiamento.

Taxa de Juros do FIES 2022

Segundo o site oficial do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a taxa de juros anual do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos.

Deixar uma resposta