FIES Suspensão 2022

FIES Suspensão 2022 – Para evitar a inadimplência, diversas instituições de ensino superior privado permitiram que os seus alunos paguem as mensalidades com descontos através da suspensão do FIES 2022, para que os alunos não precisem trancar a matrícula em seu curso superior.

O Financiamento Estudantil, conhecido como FIES, é uma das formas de ingresso em instituições de ensino superior privadas, utilizando a nota do ENEM. Com o financiamento, o aluno paga apenas uma parte da mensalidade de seu curso, e assim o  financiamento estudantil arca com o restante da mensalidade. O valor desse financiamento é pago em parcelas, após a conclusão do curso do aluno, com juros baixos e formas de pagamento facilitadas. Hoje o FIES 2022 é uma das principais formas de ingresso na universidade para alunos que não possuem condições financeiras de arcar com a mensalidade integral.

FIES – Suspensão 2022

O Fies é uma das mais importantes portas de entrada no ensino superior em todo o Brasil. O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado em 1999 pelo Ministério da Economia, e oferece subsídio para financiamento de estudantes que aderirem ao programa. Os financiamentos são oferecidos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

Durante o período de estudos, o estudante deverá pagar, todos os semestres uma taxa equivalente aos juros do curso. A partir da formatura do estudante, começarão a ser cobradas as parcelas do finacimaneto.

Uma das grandes novidades recentes do financiamento estudantil foi a criação do P-FIES . Nessa modalidade, introduzida em 2018, também é possível obter o financiamento através de bancos privados. Além dos juros reduzidos, são oferecidas condições especiais de financiamento.

Uma dessas formas de amenizar o impacto da pandemia, foi o Projeto de Lei – PL 1079/20, que determina a suspensão do pagamento das mensalidades do FIES, de alunos que estivessem em dia com suas mensalidades ou com até 180 dias de atraso até o dia 20 de março de 2020.

Esse projeto determinou que a suspensão fosse até junho de 2022, entretanto, um novo projeto de lei de 2021, prevê a suspensão das mensalidades até o dia 31 de dezembro de 2021.

Requisitos para participar do FIES

Para participar do programa de financiamento estudantil, conhecido como FIES, é necessário atender a alguns requisitos, como:

  • Estudante com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos;
  • Ser estudante de graduação em algum curso em uma instituição de ensino superior privada, que seja participante do FIES (as instituições de ensino participantes podem ser consultadas na página do FIES);
  • Estudante que tenha realizado ENEM a partir do ano de 2010, e que não tenha zerado a redação e obtido nota superior a 450 pontos nas provas.
  • Se cumprir todos os requisitos, o estudante pode solicitar o FIES através do site do SisFIES 2022, e dentro do prazo de inscrições do programa.

Como solicitar a suspensão do FIES 2021?

Para solicitar a suspensão do FIES, o estudante deve:

  • Acessar o site da instituição vinculada ao seu contrato do FIES (como Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, por exemplo);
  • Selecionar a opção de consultar os débitos e mensalidades;
  • Selecionar a opção para renegociação de dívidas, onde deve selecionar a opção para suspender o FIES.

A suspensão também pode ser feita através dos telefones do FIES 2022:

  • Banco do Brasil: 0800-729-0001 (telefone) ou (61) 4004-0001 (WhatsApp);
  • Caixa Econômica Federal: 3004-1104 ou 0800 726 0104.

Caso o estudante tenha dúvidas, pode procurar a central de atendimento da instituição financeira responsável pelo seu contrato.

Deixar uma resposta