Vagas Remanescentes FIES 2022: Datas e Inscrição Lista de Espera

As Vagas Remanescentes FIES 2022 é uma segunda chance para quem não conseguiu seu financiamento através da chamada regular. Porém, será que com a mudança do Fundo de Financiamento Estudantil através do Ministério da Educação (MEC) alguma coisa mudou?

Nesse artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber para participar das Vagas Remanescentes FIES 2022. Além disso, você vai entender os requisitos do FIES 2022, quais são as novas regras e claro, como fazer a sua inscrição 100% pela internet. Vamos lá!

Vagas Remanescentes FIES 2022
Vagas Remanescentes FIES 2022

FIES Vagas Remanescentes 2022

Antes de mais nada, para quem deseja participar das Vagas Remanescentes FIES 2022, é preciso compreender o que são as vagas remanescentes. Em resumo, nada mais são que as vagas que ainda não foram preenchidas no processo seletivo regular.

Ou seja, são vagas que ainda estão disponíveis e consequentemente, o FIES abre inscrições para quem deseja participar. Todavia, para quem possui renda familiar maior que 3 salários mínimos (modalidade P-FIES), fica impossível a inscrição para as Vagas Remanescentes FIES 2022.

Quais o Requisitos FIES 2022

Porém, para participar das vagas remanescentes, não basta simplesmente fazer uma inscrição e pronto, é de suma importância que você preencha todos os requisitos do FIES 2022, são eles:

  • 400 Pontos na redação do ENEM;
  • 450 pontos de média no exame do ENEM;
  • Renda familiar de até 2 salários mínimos.

Novas Regras FIES 2022

Como pode ser visualizado no tópico acima, algumas regras do Fundo de Financiamento Estudantil mudaram. Em comparação aos anos anteriores, por exemplo, participar do programa se tornou um pouco mais difícil.

Até porque, antigamente para quem deseja participar do financiamento, não precisava de 400 pontos na redação, bastava não ter zerado na mesma.

Leia mais sobre o FIES:

Entretanto, como o programa é feito especificamente para pessoas de baixa renda que precisam de financiamento para conseguirem ter a oportunidade de ingressar no curso superior, o MEC notou a necessidade de segmentar e consequentemente dificultar o acesso para o FIES.

Porém, embora esteja mais complicado, o FIES 2022 sempre foi difícil, pois, segundo o programa, ele se baseia no resultado do ENEM para efetuar a sua classificação.

Dessa forma, para quem deseja ingressar ou se transferir para um curso/ faculdade, ter tirado a nota de corte exigida para os mesmos é requisito básico.

Inscrição FIES Vagas Remanescentes 2022

Assim como as regras, a forma de inscrição no FIES 2022 tanto das Vagas Remanescentes FIES 2022, como das vagas regulares mudaram. Atualmente, embora ambas sejam feitas da mesma forma, agora é preciso que você tenha uma conta no site Gov.br.

Caso você não possua uma conta, não tem problema logo no momento da inscrição você será redirecionado para a página Gov.br antes de iniciar a sua inscrição para o FIES.

Passo a passo para as Inscrição FIES Vagas Remanescentes 2022:

  • Passo 1: Acesse o site FIES, clicando aqui;
  • Passo 2: Ao acessar o site, clique em “Fazer Cadastro” e posteriormente “Criar sua Conta”;
  • Passo 3: Nesse momento, basta informar seus dados pessoais e concluir o cadastro;
  • Passo 4: Com a sua conta Gov.Br pronta, clique novamente no link acima e selecione a opção “Entrar com gov.br”. Por fim, basta inserir o seu CPF e dar sequência no processo de inscrição.

Deixar uma resposta